MINALBA – RJ, trazendo segurança e bem estar para seus colaboradores

Comentários desativados em MINALBA – RJ, trazendo segurança e bem estar para seus colaboradores
MINALBA – RJ, trazendo segurança e bem estar para seus colaboradores

O ano de 2019, a Carlos Amaral & Zuliani M.T. teve gratas surpresas com relação às empresas que prestamos serviços. Muitas delas, as quais seus motociclistas trabalham com entregas, serviços, vendas e promotores de vendas, etc, são agraciados com equipamentos completos de segurança, fornecidos por estas empresas. Não são todas, mas aquelas que ainda não compraram tais equipamentos (jaquetas, capacetes, luvas e proteção para joelhos e canelas e pés), planejam e orçam para este fim.

Dois anos atrás, ministramos um curso para duas turmas desta empresa, MINALBA de São Paulo. Neste dia, o departamento de segurança do trabalho e RH, já estavam planejando a compra de tais equipamentos.

A grata surpresa foi, em 2020, mais precisamente dia 11 de Janeiro, ministramos um curso para uma turma do Rio de Janeiro-RJ da mesma empresa, MINALBA – RJ, e todos os motociclistas já estavam devidamente equipados, com belas e excelentes jaquetas de proteção, luvas, capacetes e proteção para as canelas, joelhos e pés.

Jaqueta personalizada, luvas, capacetes e proteção para joelhos, canelas e pés.
Parte teórica, integração entre motociclistas e motoristas.

METODOLOGIA:

Toda minha estratégia nos cursos para colaboradores experientes, como são estes, aproveito toda a vivência “de rua” deles e delas. Isto é importante, pois o tempo dado para o curso prático é pequeno e, desta forma, não consigo ministrar todos os exercícios necessários, e comuns em meus cursos (veja vídeo mais abaixo).

Por isso, faço um resumo dos exercícios e incluo frenagens emergenciais nas oportunidades e, claro, depois de analisar o perfil de cada um na maneira e “jeitão” da pilotagem dos alunos pilotos.

Turminha animada e boa de braço.

VISEIRA ABERTA

Uma das preocupações da área de Segurança do Trabalho foi ver os alunos pilotando com a viseira do capacete aberta. Claro que é uma preocupação necessária, pois um mosquito, ou outros seres vivos ou inanimados no olho, ou rosto, podem causar sérios danos.

Em meus cursos, os exercícios são trabalhosos, com muita intensidade, onde os alunos começam com muita tensão e, ao mesmo tempo, ansiedade na preocupação de “se dar bem”. Estes experientes pilotos SABEM MUITO BEM quando e como usar a viseira e, em sua maioria, são obedientes às leis, reconhecendo os riscos e usando de forma segura.

Por este motivo, para turmas como estas (não são todas as turmas, pois os perfis de cada aluno deverão ser sempre analisados na parte teórica do curso), permito que deixem a viseira aberta, para uma boa ventilação e respiração, até a adrenalina baixar. Aproveito, também, que este tipo de curso é em espaço seguro e fechado.

CADA CURSO É UM CURSO

Eu sigo uma frase que diz: TRATE A CADA UM DE FORMA IGUAL, MAS DE MODO DIFERENTE.

Nenhum curso é igual a outro. Por isso, cada espaço cedido, cada moto e modelo, cada situação psicológica/emocional, cada ambiente, cada diferença de clima podem trazer à tona diferenças que exigem um molde, uma didática, até mesmo improvisar o curso para uma melhor eficácia individual do grupo. Esta foi a característica principal desse evento na MINALBA – RJ. Foi, de fato, um curso abençoado.

Vajam as fotos da turma abaixo.

Só temos que agradecer muito a confiança da MINALBA – RJ e a todos os colaboradores motociclistas pela dedicação e determinação em participar conosco.

MOTO É VIDA! Estaremos sempre a disposição.

Fotos, filmagem e edição de texto: Geórgia Zuliani

Texto Carlos Amaral

Siga nos nas mídias sociais

Comments are closed.