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Contra -Esterço, Efeito Giroscópico, Domínio Nas Curvas.
Segure no eixo da roda. Gire a roda com força.Tente inclinar. |
Quando a manobra com a moto é feita em velocidades pequenas, onde a exigência da curva é feita com a moto quase parada, esterçar o guidão para a direita a trajetória da curva é feita para a direita; quando para a esquerda, a moto vai para a esquerda. É óbvio! Mas… Vamos aumentar a velocidade. Tente, agora, virar o guidão para a esquerda. A moto vai para o lado contrário ao esterço do guidão. Agora tente virar o guidão para a direita. A moto inclina para a esquerda. Esse efeito é chamado de CONTRA-ESTERÇO. Tenho certeza que você já faz isso e não percebe, pois é natural à ciclística da moto. Mas não é natural para os instintos humanos. É preciso treinar para reconhecer essa manobra no mínimo curiosa. Mas para começar a treinar vamos dividir a explicação do CONTRA-ESTERÇO em duas formas:
Roda dianteira no mesmo sentido da curva. Contra-esterço natural. |
2- Da forma forçada: quando o piloto contra esterça dando força no guidão, com o propósito de inclinar e desviar rápido de obstáculos, como sair de buracos ou mesmo, em altas velocidades, inclinar para manter a trajetória da curva. Faça você mesmo. Pilote sua moto a 30 ou 40 km/h em linha reta. Empurre o guidão para o lado direito, a moto vai para o lado esquerdo. Agora puxe o guidão para o lado esquerdo, ela vai para a direita. Mas CUIDADO em altas velocidades! Nesta forma forçada a moto inclina com muita rapidez. Sendo assim, conheça bem os limites de inclinação que sua moto possui para que não ultrapasse o limite de segurança dos pneus (borda de ataque, limite da borracha na lateral do pneu).
Contra-esterço forçado. Controle em derrapagens. |
O Efeito Giroscópio será, então, neutralizado com o movimento de esterçar, ou melhor, contra esterçar o guidão nas curvas. Mas não se apegue que a moto só está contra esterçando se a roda frontal estiver virada para o lado oposto da inclinação. Em certas situações a roda está na mesma direção da inclinação da curva, de uma Forma Natural, como em desvios onde não há a necessidade de muita inclinação. Em outras situações, como em competições de moto velocidade ou motard, já é bem visível a Forma Forçada do contra-esterço. Consegue-se ver a roda virada para o lado contrário da curva.
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Parabens meu amigo Amaral. Seus artigos são verdadeiras jóias para o motociclismo. Sua simplicidade e autoridade no assunto fazem as coisas parecem extremamente fáceis.
Grande Abraço.
Yansen
Caro amigo, que aula para variar, pois estava na expectativa da continuação do enigmático e tentador assunto – CURVAS. Você consegue tornar fácil de entender o que é muito dificil e nunca ensinado, desde a primeira vez que subimos na motocicleta, que é a habilidade de fazer CURVA, ponto crucial ou calcanhar de Aquiles da arte de pilotagem, onde acontecem as “merdas”, com o perdão da palavra. E que sirvam de estímulo para os que ainda não tiveram a orientação necessária, não se iludirem de que pela “experiência” aprenderão esta técnica sozinho ou digamos auto-didata. Na verdade,a prática tem nos mostrado o contrário e que após algumas quedas, chegamos à conclusão (alguns) de que o unico caminho inteligente será o de participar cursos, onde recebemos dicas e orientações de profissionais competentes e de verdade como você Parabéns, nós da galera mais uma vez nos saciamos e fazemos um brinde para você, para que tenha mais luz e energia nesta sua missão “apostolica”.
Paschoal. SJRPreto, 31/05/12.