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Pilotar Em Corredores: Diferença Entre Ultrapassagem E Pilotar Em Corredores
Amigos,alunos e leitores queridos:
Antes de mais nada, gostaria que todos “clicassem” nos posts dos comentários embaixo de cada artigo publicado. Estes comentários são verdadeiros cursos de pilotagem defensiva. Por isso quero agradecer muito a todos que participam com suas experiências e agradecer a solidariedade com suas palavras motivadoras em meu último post. MUITO OBRIGADO.
Bem, que diferença tem entre pilotar em corredores e fazer uma ultrapassagem? Quais são os riscos e cuidados que precisamos ter?
Mas, para focalizarmos muito bem esta situação perigosa e, ao mesmo tempo, necessária, até mesmo para nos proteger, tente imaginar-se que você está pilotando sua moto, em um trânsito lento e pesado, porém um trânsito fluindo, com os carros, ônibus e caminhóes, indo devagar, quase parando, e, de repente, o trânsito pára repentinamente! Agora, o que sobra para você seguir no trânsito? O tenebroso e perigoso “corredor virtual”.
Vamos ver qual é o significado de algumas regras de trânsito, para entendermos melhor este assunto:
Primeira Regra: ultrapassagem somente pela esguerda
Segunda Regra: não ultrapassar os limites de velocidade
Terceira Regra: respeitar os limites das faixas de rodagem
Ai, meu Deus! É melhor esquecermos de todas estas regras. Afinal das contas: NINGUÉM, em sua maioria, OBEDECE ESTAS REGRAS!!!!
Então, como se proteger, contra os acidentes, ultrapassando ou pilotando em corredores?
Assim, vamos entender somente três coisas, para nos defender do possível acidente:
1- Faixa de Rodagem: são aquelas que dividem uma pista de rodagem. Podem ser de uma a várias faixas.
2- Pista de Rodagem: são aquelas que levam de um ponto (local) a outro ponto ( outro local) de uma mesma cidade, ou de uma cidade a outra. Podem ser divididas com uma ou várias faixas de rodagem.
3- Corredores: são “faixas virtuais” das quais são inventadas, ou melhor, são formadas por veículos maiores do que as motos, quando estes veículos estão lado a lado, emparelhados e parados em uma faixa e em outra faixa. Prestem atenção que a partir de agora existe outro tipo de faixa: Aquelas separadas por carros e não por pintura no solo(sinalização horizontal, pintadas no asfalto).
Estas definições nos levam a visualizar quando estamos em corredores ou quando estamos ultrapassando.
Muitos acidentes, entre motos x carros e entre motos x motos, até mesmo entre carros x carros, são em ultrapassagens.
Vejam em seu dia a dia no trânsito: quantas motos ultrapassam os carros ( ou caminhões) na mesma faixa?
Quantos carros tentam ultrapassar, também, na mesma faixa quando “forçam” a ultrapassagem, encostando na traseira do outro a sua frente, tentando “passar por cima”?
E quantas vezes você, motociclista, não se sentiu acuado, quando um carro em sua mesma faixa de rodagem, tenta ultrapassá-lo? Ou mesmo quando outra moto tenta ultrapassá-lo no mesmo corredor!!!
De fato, não é somente motos que ultrapassam na mesma faixa ( ou próximo dos carros), mas principalmente carros o fazem , pois aproveitam que a moto é “pequena” e acham que podem ultrapassar com mais segurança.
Embora não há uma estatística oficial, a maioria dos acidentes são nestas “forçadas” de ultrapassagens, principalmente quando o carro ultrapassa, pois nós, os motociclistas, temos menos visão dos espelhos retrovisores ( ponto cego) do que nos carros. Espero que os motoristas saibam disso. E como a moto é versátil e ágil, estamos sempre nos movendo entre uma faixa e outra, ou mesmo dentro da mesma faixa. Desta forma, muitos motoristas não percebem esta agilidade e nos ultrapassam sem cuidado.
Então, como se caracteriza pilotar em corredores?
Lembrem-se: ultrapassagens se caracteriza em “sair” pela esguerda ou pela direita passando à frente de outros veículos em movimento. Ou, também, ser ultrapassado por outros veículos.
Esta atitude envolve precisão, destreza, habilidade e velocidade, pois estamos sempre em “ziguezague”. E por estarmos “ziguezagueando”, muitos pilotos freiam bruscamente por causa de uma “fechada” de outro veículo, por exemplo. E já sabemos: frear fazendo curvas, a probabilidade de cair é muito maior.
Corredores , assim, significa pilotar quando os veículos maiores estão parados, imóveis, lado a lado em uma faixa e em outra faixa de rodagem, sem a possibilidade de um veículo ultrapassar o outro, ou seja, sem a possibilidade de um carro, caminhão ou moto “sair” de uma faixa para a outra.
Sendo assim, a atitude do motociclista deve ser de um ótimo observador ( leia o artigo sobre previsão, neste mesmo Blog). Prestar muita atenção se em alguma faixa de rodagem, tanto a faixa a sua direita quanto a faixa a sua esguerda, abre um espaço entre os veículos, possibilitando a saída repentina de um carro ou outro tipo de veículo para se aproveitar daquele espaço, ou daquela faixa da qual está agora fluindo (Leia o artigo sobre a Atenção, neste mesmo Blog). Lembem-se, corredores virtuais são quando os veículos estão parados lado a lado. Se uma faixa de rodagem flui, agora já não se caracteriza corredor virtual, e sim se caracteriza ultrapassagem.
Um amado aluno um dia escreveu que: “…todo o motorista ( ou piloto ) defensivo deve sempre observar, e ter, uma área de fuga, uma saída de emergência, uma área de escape…”
Sim, ele está certo. Mas cuidado! A saída de emergência do motociclista é o espaço que sobra de uma faixa de rodagem. Mas esta mesma saída de emergência também é o espaço para outros veículos maiores ultrapassar.
Então, se nas ultrapassagens o piloto deve ter destreza e muita habilidade, muito mais ainda deve ter pilotando em corredores.
Por isso, vamos aconselhar o seguinte:
1- pilotar em corredores é perigoso, os riscos são grandes, pois os motoristas não estão preparados para o fator surpresa.
P.S. FATOR SURPRESA é quando o outro( o motorista) se surpreende com a sua presença repentina ao seu lado quando se pilota em corredores.
2- portanto, use sempre os faróis ( eu aconselho faróis altos, embora seja contra a lei) e lanternas acesas, para serem vistos.
3- buzina? só para alertar, e não para perturbar.
P.S. BUZINA não é freio. Buzinar não lhe dá o direito de imaginar que o motorista sairá da sua frente.
4- treine muito exercícios de “slalow” ( ziguezague) em um curso confiável, e não nas ruas, para poder sair rápido de uma fechada.
5- pilote em uma velocidade compatível a sua frenagem, ou seja, conheça bem a sua moto na capacidade de frear e a distância de parada da moto, caso haja uma “fechada” de um outro veículo.
6- lembrem-se, entre nos corredores se realmente houver necessidade.
7 – se o trânsito está fluindo, pilote atrás dos carros a uma distância que consiga ver o outro veiculo a frente deste carro, seguindo a faixa dos pneus dos carros, ou seja, observe sempre uma área de escape. Esta área pode ser sim, os corredores virtuais.
8- muita atenção ao ser ultrapassado. Se está sendo forçada, saia da frente e deixe ser ultrapassado.
9-evite movimentar-se dentro dos limites da faixa de rodagem. Siga sempre, quando possível, na mesma linha reta.
10- faça curvas abertas, quando são abertas. Faça curvas fechadas quando são fechadas. Siga, portanto, a mesma “linha” da curva. Digo isso, pois a tendência de qualquer veículo é abrir nas curvas ( força centrífuga) ou mesmo fechar demais nestas curvas ( força centrípeda). Muitos motociclistas sofrem graves acidentes, quando estão ultrapassando em curvas no mesmo sentido dos carros
11- se optar em andar em corredores, pilote no corredor da esguerda, pois os motoristas estão um pouco mais preparados, ou acostumados, em ver vários motociclistas neste lado dos corredores.
12- cuidado com pedestre atravessando por entre os carros. A maioria não atravessa na faixa de pedestre, e quando atravessa não respeitam o semáforo.
13- a principal lição para o piloto defensivo é: TENHA PACIÊNCIA. esperar o momento certo para ultrapassar, ou pilotar em corredores, é a forma mais segura em conduzir seu veiculo.
É isso aí, queridos alunos e leitores. Moto é sinônimo de prazer. Para se ter prazer em algo que façamos precisamos gostar. Por isso trate sua moto como seu melhor amigo, como sua amada mulher. “Ame sua moto como a ti mesmo.”
Um grande abraço a todos
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Texto muito bom, a pesar de não pilotar mais ainda venho ler os teus textos, pra continuar aprendendo como me defender e defender os outros no trânsito
Valeu meu querido Amaral.
Abraços
Parabens meu amigo irmão,
que tal postar algo que ajude em curvas em aclive e declive na cidade???
Todos as suas colocações são verdadeiras aulas.
Oi, estou passando para conhecer o seu blog, e desejar um bom dia.
bjsss
aguardo sua visita 🙂
Bom dia, que vc tenha um fim de semana delicioso.
bjsss